Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha - 31.270-901
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
E-mail: niteg@eci.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-5229

This is quintagroup.theme.schools top portlets manager
Ferramentas Pessoais
Seções

Disciplinas

      • Fundamentos da Ciência da Informação e do Conhecimento

      Ementa: Visão geral das relações entre dados, informação e conhecimento; mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação e de conhecimento; demandas e necessidades de informação; tecnologias e comunicação; prospecção e monitoramento de informações; coleta, seleção e filtragem de informações; identificação de demandas e necessidades de conhecimento; criação de mecanismos de captação do conhecimento; desenvolvimento de competências no trato da informação e do conhecimento.

      • Organização e Representação da Informação e do Conhecimento

      Ementa: Bases teóricas e conceituais da organização da informação/conhecimento e seus impactos nos processos e instrumentos de representação da informação. Ciclo da informação organizacional. Instrumentos de representação: conceitos, características e usos. Padrões e normalização de terminologias corporativas (de especialidade). Estratégias e políticas de organização e representação da informação

      • Diagnóstico de Usos da Informação

      Ementa: Histórico dos estudos de usos e usuários da informação. O uso da informação nas organizações. Métodos, técnicas e instrumentos para realização de diagnósticos de uso da informação. O usuário da informação como cliente. Abordagens tradicional e alternativa dos estudos de usos e usuários e a sua fundamentação. Realização de estudo de usuários da informação.

      • Gestão de Conteúdo Corporativo (ECM)

      Ementa: Introdução à Gestão de Conteúdo Corporativo ou Enterprise Content Management; Sistemas legados e problemas herdados; Conceitos fundamentais: repositórios ou "entrepostos de conteúdo"; Política e Programa de Gestão de Conteúdo; Gestão Arquivística ou Records Management; Considerações Legais e Regulatórias; Projetos de ECM.

      • Modelagem de Processos (BPM)

      Ementa: Processos e a gestão estratégia da informação; Gerenciamento de Processos de Negócio; O padrão BPM-CBOK para gerenciamento de processos; Modelagem de cadeias de valor; Modelagem de processos; Linguagens formais para modelagem de processos; O padrão OMG BPMN (Business Process Modeling Notation); O padrão TOGAF Archimate 3.0; Aplicações da modelagem de processos nas organizações; Princípios de modelagem de processos: Controles, handoffs, processos enxutos, lean; Coreografia de processos; Primitivas de modelagem: Processos ad-hoc; Primitivas de modelagem: Atividades e tarefas; Primitivas de modelagem: Sub-processos; Primitivas de modelagem: Decisões; Primitivas de modelagem: Paralelismo; Padrões de modelagem de processos; Casos práticos.

      • Gestão do Conhecimento e Inovação

      Ementa: Gestão do conhecimento e seu impacto no desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento do conhecimento; mapeamento e registro do conhecimento; banco de ideias; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; o processo de inovação nos diferentes níveis de análise: indivíduo, equipe, organização e rede; tipos de inovação; fontes de inovação; fatores de sucesso do processo de inovação; ambiente e cultura de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.

      • Fontes, Serviços e Produtos de Informação

      Ementa: Fontes e recursos de informação no contexto empresarial: características, escopo, abrangência. Fontes internas e externas.  Mercado de informação:  estoques informacionais estáticos e dinâmicos. Agregação de valor e avaliação de produtos e serviços de  informação. Fontes de informação como ferramenta para a gestão do conhecimento e inteligência competitiva.

      • Gestão Arquivística de Documentos

      Ementa: A arquivologia como disciplina e escopo. Arquivo e documento de arquivo (convencionais e digitais): definições e características. Princípios e teorias do fazer arquivístico. Funções arquivísticas e gestão de documentos. Os arquivos e as tecnologias digitais.

      • Inteligência Competitiva

      Ementa: Informação estratégica. Monitoramento do ambiente de negócios. Princípios básicos da inteligência competitiva: conceitos, metodologia e estratégia de implantação.

      • Arquitetura Corporativa

      Ementa: Conceitos sobre arquitetura corporativa (AC). Gerenciamento do ciclo de vida da AC. Alinhamento da tencologia da informação às estratégias de negócio. Visão dos Frameworks e Metodologias para AC (FEA, TOGAF, Zachman, EABOK). A extensão motivacional. Riscos na implantação da AC. Modelagem corporativa utilizando a linguagem ArchiMate. Ferramentas de modelagem da AC.

      • Estratégia e Informação

      Ementa: A informação nas escolas de administração estratégica. Estratégia de informação. Estratégia organizacional no ambiente digital.

      • Elaboração de Trabalho Científico
      Ementa: O processo de pesquisa: etapas. O projeto de pesquisa. Abordagens qualitativa e quantitativa da pesquisa. Técnicas e instrumentos de pesquisa. A monografia. Normas bibliográficas. A comunicação oral da pesquisa.

Todas as 12 disciplinas possuem carga horária de 30 horas/aula.

Ações do documento