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EMENTAS E OBJETIVOS

 EMENTAS E OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS

  •  Fundamentos da Ciência da Informação

Objetivos: Evolução, teorias e epistemologia da Ciência da Informação. A recuperação de informação como objeto de estudo da Ciência da Informação. Relações com as Tecnologias de informação e a Arquitetura da Informação.

Ementa: Conduzir o aluno a compreender o campo epistemológico da Ciência da Informação e a refletir sobre seu objeto de estudo, contextualizando esse objeto em sua interdisciplinaridade em relação à cultura, tecnologia, comunicação e conhecimento.

  • Fundamentos da Organização da Informação

Objetivos: Proporcionar embasamento teórico para o estudo de organização da informação quanto a processos, fundamentos, evolução, bem como o conhecimento de tipos de representação da informação e tipologias documentais.

Ementa: Registro da Informação. Processos de organização da informação. Classificações filosóficas do conhecimento e teoria da classificação. Aspectos cognitivos da organização da informação. Gestão de arquivos. teste

  • Tecnologias da Informação

Objetivos: Proporcionar uma visão abrangente dos fundamentos das tecnologias de gestão da informação, permitindo o entendimento dos conceitos e práticas presentes no contexto de trabalho do gerente de informação. Fundamentar os principais conteúdos didáticos necessários do ponto de vista tecnológico, para a organização da informação em contextos digitais.

Ementa: TICs aplicadas à gestão de conteúdo e ao fluxo informacional. Modelagem de Processos de Negócio, BPM, BPMN. Conceitos relacionados, aplicações, ferramentas, possibilidades de utilização e tendências. Suportes de registro da informação, linguagens e sistemas.

  • Arquitetura de Metadados I: análise descritiva

Objetivos: Introduzir o aluno à noção de estrutura de registro de informação segundo tipologias documentais em sistemas de informação. Promover a compreensão e a capacitação de processos de representação descritiva de documentos.

Ementa: Representação descritiva da Informação. Normas de catalogação. Panorama de representação da informação em meio digital. Recursos visuais, sonoros e artefatos tridimensionais. Formatos de registro bibliográfico.

  • Arquitetura de Metadados II: análise de assunto

Objetivos: Estudar os processos, métodos e tecnologias associadas à de representação temática da informação.

Ementa: Conceito, processos históricos e tecnologias associadas à representação temática da informação. Processos de representação temática da informação: análise de assunto e tradução. Tipos de processos: classificação, indexação e elaboração de resumos. Análise crítica dos tipos de processos de representação temática: definição, características, usos e distinções. Métodos e instrumentos de representação temática.

  • Linguagens de Indexação, Ferramentas Ontológicas, Taxonomia

Objetivos: Proporcionar fundamentação teórica e conhecimento prático das linguagens de indexação em ambientes digitais.

Ementa: Linguagens de indexação: conceito, processos históricos e tecnologias associadas. Definição, características, usos e distinções. Métodos e instrumentos de elaboração e manutenção de tesauros: definição estrutural e funcional.  Padrões e normalização internacional.  Interfaces conceituais: taxonomias, tesauros e ontologias.

  • Estudo de Usuário

Objetivos: O curso pretende possibilitar aos profissionais da informação:

  1. Avaliar os aspectos da cultura organizacional corporativa como elementos de fundamentação para a identificação de segmentos de usuários e contextos institucionais;
  2. Identificar os principais tipos de estudos de usos e usuários quanto aos modelos teóricos, técnicas de pesquisas e resultados esperados / obtidos;
  3. Perceber as contribuições e teorias sociológicas, psicológicas, antropológicas, cognitivas, comunicacionais e outras para a realização de estudos de usos e usuários da informação;
  4. Propor e executar pesquisas sobre usos e usuários da informação articulando diferentes contribuições teóricas e em relação a diferentes contextos;
  5. Avaliar a usabilidade de sistemas de informação no contexto digital.

Ementa: Cultura organizacional. Conhecimento organizacional. Estudos de uso e de usuários da informação. Metodologias para o desenvolvimento de estudos de usuários. Metodologias para o desenvolvimento de sistemas centrados no usuário (usabilidade).

  • Organização de Arquivos e Gerenciamento Eletrônico de Documentos

Objetivos: Apresentar a fundamentação arquivística ao tratamento de documentos de arquivo, em meio analógico e digital, bem como possibilitar o conhecimento das novas tecnologias para implementação de sistemas de gestão de documentos.

Ementa: Natureza dos arquivos: definições, elementos das definições, definição de arquivos modernos, princípio de proveniência. O ciclo vital dos documentos. Relações entre arquivística e informática: impacto, assimilação e intervenção. Integração dos princípios e conceitos da arquivística e da diplomática no gerenciamento de documentos eletrônicos. Plano de metas do governo eletrônico. Planejamento estratégico para documentos. Funcionalidades e Tecnologias para SIGAD. Arquitetura de Sistemas SIGAD. Assinatura, certificação e tempestividade digital.

  • Recuperação da Informação

Objetivos: Apresentar um panorama do processo de recuperação de informação nos contextos tradicionais e digitais.
Fundamentar os conteúdos necessários, do ponto de vista tecnológico, para a recuperação da informação em contextos digitais. Espera-se que ao final do curso os alunos possuam uma noção geral do funcionamento dos tipos, funções e componentes dos sistemas de recuperação de informações, assim como um conhecimento sobre a utilização destes.

Ementa: Técnicas de recuperação e de descoberta de conhecimento em bases de dados. Aspectos cognitivos em recuperação da informação. Mecanismos de busca.

  • Modelos de Arquitetura Corporativa

Objetivos: Conhecer as técnicas de Arquitetura de Informação Corporativa utilizadas nas empresas para gerenciar informação e conhecimento. O aluno aprenderá como tratar o tema do ponto de vista tecnológico e gerencial. Resumindo, os objetivos são:

  1. Reconhecer a importância da Gestão da Informação e do Conhecimento para a Gestão Estratégica;
  2. Identificar técnicas atuais para a Gestão da Informação e do Conhecimento;
  3. Compreender a Gestão de Conteúdo, sua importância e contextos de aplicação;
  4. Compreender os novos contextos de negócios da Web Semântica.
  5. Discutir as oportunidades de uso das tecnologias semânticas na Gestão do Conhecimento.

Ementa: Arquitetura corporativa. Modelagem Archimate, Frameworks, Togaf, Zachmann.

  • Planejamento e Gestão de Serviços de Informação

Objetivos: Propiciar o entendimento a respeito da importância e necessidade de se adotar práticas de planejamento para subsidiar a implantação de serviços/produtos de informação nas organizações.

Ementa: Serviços e produtos de informação: conceitos e tipologias. Planejamento de serviços de informação. Tomada de decisão em gestão de serviços e produtos de informação. Serviços e produtos de informação como suporte a decisão e estratégia organizacionais.

  • Metodologia e Elaboração de Projetos de Serviços de Informação

Objetivos: Levar o aluno a compreender a atividade de pesquisa como um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. Ressaltar que a pesquisa exige um procedimento formal, com método e pensamento reflexivo que irá proporcionar economia de tempo, de recursos e fornecer segurança na ação, para se chegar ao resultado pretendido.

Ementa: O processo de pesquisa. Planejamento, elaboração e implantação do projeto de serviço de informação.

Todas as 12 disciplinas possuem carga horária de 30 horas/aula.

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