Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha - 31.270-901
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
E-mail: niteg@eci.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-5229

This is quintagroup.theme.schools top portlets manager
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Cursos de Especialização Gestão da Informação e Pessoas
Seções

Gestão da Informação e Pessoas

  Um dos desafios mais prementes na gestão da informação e do conhecimento nas organizações contemporâneas é o estabelecimento de estratégias para o gerenciamento de competências e do comportamento informacional em uma sociedade transformada pelo chamado “culto à urgência”, fenômeno que pode ser descrito como o aumento das demandas por reações rápidas na sociedade do início do século XXI. Essa transformação tem deslocado o fulcro das ações em gestão do conhecimento do campo dos sistemas de informações para o terreno da interação dos seres humanos entre si e com esses sistemas. Nesse sentido, pode-se dizer que existem poucas possibilidades de formação acadêmica e profissional que articulem competências para a gestão da interação entre as pessoas e dessas com os sistemas de informação com os fundamentos e metodologias da gestão da informação e do conhecimento, bem como com sua real adoção na prática organizacional. 
Nesse contexto informacional desafiador onde a situação tradicional em que um indivíduo era considerado importante porque mantinha um ritmo coerente de desempenho por um período relativamente longo de tempo foi substituído por outro onde a excelência é medida pela sua performance em um determinado instante, surgiu uma concepção ilusória de excelência onde sempre é possível fazer o melhor em pouco tempo. Essa diminuição da margem de manobra conduz a uma situação onde as decisões são determinadas por uma interferência muito maior da afetividade (em relação à racionalidade) do que, tradicionalmente, se consideraria natural. A busca por informações em organizações e, especialmente, os modos como os seus membros se envolvem na utilização e no compartilhamento dessas informações são influenciadas diretamente por esse contexto. Torna-se fundamental capacitar profissionais que possuam uma visão aprofundada das teorias e ferramentas de gestão da informação e do conhecimento, mas que, simultaneamente, desenvolva a sensibilidade para operar com as relações humanas e toda a problemática organizacional delas decorrente.
Buscando preencher essa lacuna, a Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG), propõe o Curso de Especialização em GESTÃO DE INFORMAÇÃO E PESSOAS.

Coordenação: Professor Claudio Paixão (claudiopap@hotmail.com)

Objetivo

Oferecer subsídios para a capacitação de profissionais engajados em atividades que envolvam a relação entre pessoas e informações em ambientes coorporativos.

Programa

O curso está estruturado em 12 (doze) disciplinas, somando um total de 360 horas. As disciplinas são desenvolvidas mediante preleções, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e outros procedimentos didáticos.
Ao final das disciplinas, ou durante estas, os alunos são engajados no processo de construção de uma monografia e a apresentação desta monografia é um requisito parcial para a obtenção do certificado. O manual de normalização para a monografia pode ser consultado no site http://normalizacao.eci.ufmg.br/

Corpo Docente

Professores da UFMG:
• Adriana Bogliolo Sirihal Duarte (Depto. TGI) – Doutora - ECI/UFMG/Brasil – 2005
• Carlos Alberto Ávila Araújo (Depto TGI) – Doutor - ECI/UFMG/Brasil – 2005
• Cláudio Paixão Anastácio de Paula (Depto TGI) – Doutor - USP/Brasil – 2005
• Jorge Tadeu de Ramos Neves (Depto TGI) – Doutor – Ecole Centrale des Arts et Manufactures de Paris/França – 1992
• Marta Araújo Tavares Ferreira (Depto OTI) – Doutora - Ecole Centrale des Arts et
• Manufactures de Paris/França – 1992
• Marta Macedo Kerr Pinheiro (Depto TGI) – Doutora - UFRJ/Brasil – 2001
• Mônica Erichsen Nassif (Depto TGI) – Doutora - ECI/UFMG/Brasil – 2002
• Ricardo Rodrigues Barbosa (Depto TGI) – Doutor – University Columbia/USA – 1985
• Terezinha de Fátima Carvalho de Souza (Depto OTI) – Doutora - ECI/UFMG/Brasil – 2008
• Iris Barbosa Goulart – Doutora – PUC/SP - 1985
• José Edson Lara – Doutor Universitat Autònoma de Barcelona – 1993
• Jader dos Reis Sampaio – Doutor – FEA/USP – 2004
 
Professores da Externos:
• Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos – Doutora – ECI/UFMG - 2000
• Frederico César Mafra Pereira – Doutor - ECI/UFMG/Brasil – 2011

DURAÇÃO

O curso tem duração máxima de 03 semestres letivos, sendo que, a carga horária obrigatória de 360 horas é ministrada na forma presencial e tem duração de 02 semestres letivos.

  • LOCAL

Escola de Ciência da Informação da UFMG - Campus da Pampulha - Tel: (31) 3409-5229

  • CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

Curso de graduação em qualquer área de conhecimento.

  •  CERTIFICADO

Expedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, com a titulação de "Especialista em Gestão de Informação e Pessoas"

 

 

Ações do documento
Ações do documento