Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Pampulha - 31.270-901
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
E-mail: niteg@eci.ufmg.br
Telefone: (31) 3409-5229

This is quintagroup.theme.schools top portlets manager
Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Edital GEI 2017/2 EDITAL DO CURSO GEI 2017/1
Seções

EDITAL DO CURSO GEI 2017/1

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

 

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

 

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA E GERENCIAL

 

 

 

O Diretor da Escola de Ciência da Informação, FAZ SABER que, no período de 24/02/2017 a 13/03/2017 estarão abertas as inscrições para admissão ao Curso de Especialização em “Gestão Estratégica da Informação”.

 

I – Serão abertas 35 (trinta e cinco) vagas para admissão ao Curso, a iniciar-se no primeiro semestre 2017.

 

II – Para a viabilização do Curso deverão ser matriculados pelo menos 20 (vinte) candidatos.

 

III – As inscrições poderão ser feitas em qualquer horário através do site www.fundep.ufmg.br ou no posto de atendimento da Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 8h as 17h, no seguinte endereço: Av. Antônio Carlos 6627 - Praça de Serviços Loja 07 – Campus Pampulha – BH/MG. Os candidatos que optarem por fazer a inscrição através da internet deverão enviar pelo correio, via Sedex, os documentos listados no item IV postados com data até 09/03/2017 para o endereço acima.

 

IV - O candidato, para se inscrever na seleção ao Curso de Especialização, deverá apresentar os seguintes documentos à FUNDEP, dentro do prazo de inscrição:

 

  1. Formulário de inscrição online, preenchido no posto de atendimento ou no site da FUNDEP;

  2. Carta de Intenções, (formulário disponível no site do curso http://niteg.eci.ufmg.br  e no site da FUNDEP);

  3. 01 (uma) fotografia 3x4 cm;

  4. cópia do diploma de graduação, ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;

  5. cópias de: Documento de Identidade com validade nacional, CPF, Título de Eleitor, certidão de nascimento ou casamento e Documento Militar (no caso de candidato do sexo masculino)

  6. Comprovante de residência atualizado.

  7. Certidão de quitação eleitoral a ser obtida em  http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, a documentação exigida pela legislação específica e comprovação do domínio instrumental da língua portuguesa;       

  8. Cópia do histórico escolar de graduação;

  9. curriculum vitae;

    V – Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atendam as exigências deste edital, cuja documentação esteja completa.

    VI – A seleção ocorrerá nos dias 15 e 16/03/2017, no horário de 8h30 às 12h30 e de 13h30 às 18h30, na sala 2019 da Escola de Ciência da Informação da UFMG – Campus Pampulha, Av. Antônio Carlos 6627 – BH/MG e constará de:

 

  • Análise do curriculum vitae: serão avaliadas as experiências profissionais, acadêmicas, cursos de formação complementar e outras atividades em áreas afins (6 pontos);

  • Análise do histórico escolar: será avaliado o rendimento geral (4 pontos);

  • Entrevista: serão avaliados a adequação das expectativas do candidato ao perfil do curso (3 pontos); a comunicação, tendo em vista a clareza das idéias e objetividade (4 pontos); a disponibilidade e o interesse (3 pontos).

    A banca de seleção será composta por 02 (dois) professores membros do colegiado do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação  da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

    O dia e horário da entrevista serão agendados para cada candidato pela Secretaria do curso, situada à sala 2019 da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

    VII - Os candidatos serão classificados por ordem decrescente das médias apuradas, dentro do limite de vagas. Havendo empate, terá preferência o candidato que obtiver maior nota na avaliação do curriculum vitae; persistindo o empate, o candidato que obtiver maior nota no histórico.

    VIII - O resultado da seleção, da nota final e das notas atribuídas a cada etapa, será divulgado no dia 17/03/2017, na Secretaria do curso e também nos sites www.niteg.eci.ufmg.br e www.fundep.br. Os Candidatos terão o prazo de 10 (dez) dias, contados a partir da data da divulgação do resultado, para terem acesso às suas respectivas provas, bem como para impetração de recurso.

 

IX – O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 20 e 21/03/2017 o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do curso até 21/03/2017. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até 20/03/2017, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Curso, até o dia 13/03/2017, o RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido e documento que comprove filiação. De acordo com o disposto no art. 39 § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Curso.  

 

X - O curso terá o início em 27/03/2017 às 19 horas, na sala 2020 da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

 

XI – Serão reservadas bolsas para candidatos aprovados no processo seletivo totalizando os 10% (dez por cento) das vagas, conforme o artigo 1º. da Resolução 07/2004 do Conselho Universitário de 2 de setembro de 2004. O número de bolsas concedidas será dividido entre o segmento servidor e o segmento público externo. Vagas não preenchidas por um segmento serão oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor UFMG. O candidato externo selecionado para o curso poderá habilitar-se à participação com bolsa, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (www.fump.ufmg.br); A indicação das bolsas para os servidores da UFMG será feita pela PRORH, excepcionalmente poderão ser oferecidas bolsas parciais aos candidatos aprovados.  Os candidatos deverão apresentar solicitação de bolsa, em requerimento dirigido à Coordenação do Curso, explicitando justificativa e relevância para sua formação. O candidato externo aprovado, que for solicitar análise sócio-econômica, deverá entregar na FUMP a documentação comprobatória para análise até o dia 20/03/2017.

 

 

 

XII - Informações complementares poderão ser obtidas através dos telefones 3409-4220 (FUNDEP) ou 3409-5229 (Secretaria do Curso).

 

 

 

Belo Horizonte, 16 de fevereiro  de  2017.

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo

 

Diretor da Escola de Ciência da Informação

 

Ações do documento
Redes sociais
logo Facebook
Acessar


Esqueceu sua senha?