Você está aqui: Página Inicial O NITEG Equipe Cláudio Paixão Anastácio de Paula

Cláudio Paixão Anastácio de Paula

• Possui doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), graduação em Psicologia (Habilitação em Psicologia Clínica) pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1994) e bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1993). Atualmente é Professor Adjunto e Vice-chefe do Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG) e desenvolve a pesquisa Dimensões simbólicas e afetivas de competências e comportamentos informacionais: construindo um repertório de práticas de investigação na ECI/UFMG. Atua também como Pesquisador do GECCI Grupo de Estudos Cognitivos em Ciência da Informação (ECI/UFMG) e Pesquisador do GEACO Grupo de Estudos Avançados em Comportamento Organizacional (MPA/FPL), sendo também parecerista ad hoc da Revista de Administração da FEAD - Minas Centro de Gestão Empreendedora. Possui capítulos de livros e artigos publicados sobre inconsciente, imaginação, pós-modernidade, novas tecnologias, psicoterapia, saúde, educação para a saúde, saúde mental, psicologia junguiana, identidade brasileira, gestão do conhecimento, administração, empreendedorismo, informação e psicologia organizacional. Inclui, entre suas experiências, atividades junto à ACT. Inc. (Companhia especializada em avaliação e certificação educacional, ocupacional e profissional) no Brasil e em sua sede em Iowa City, USA. Tendo atuado nesse período como coordenador de projetos para a Secretaria de Estado de Educação (MG), da Secretaria Estadual de Planejamento (MG) e da FIEMG. Foi um dos criadores do Curso de Psicologia da Faculdade FEAD. Atua nas áreas de Gestão do Conhecimento e Psicologia, com ênfase em Relações Simbólicas nas Organizações. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: gestão do conhecimento, psicologia analítica, estudos junguianos, psicologia organizacional, empreendedorismo, gestão de pessoas e Jung. Possui uma longa experiência como psicólogo clínico atuando em consultório particular. É Membro da International Association for Junguian Studies e Membro Fundador da EMDR-Brasil (Associação Brasileira de EMDR - Eye Movement Desensitization and Reprocessing), instituição filiada à EMDRIA (EMDR International Association).
  • Curriculum Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707500T1