Edital GEI 2018/1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

NÚCLEO DE INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA E GERENCIAL

A Diretora da Escola de Ciência da Informação, FAZ SABER que, no período de 27/11/2017 a 09/02/2018 estarão abertas as inscrições para admissão ao Curso de Especialização em “Gestão Estratégica da Informação”.

I – Serão abertas 35 (trinta e cinco) vagas para admissão ao Curso, a iniciar-se no primeiro semestre 2018.

II – Para a viabilização do Curso deverão ser matriculados pelo menos 22 (vinte e dois) candidatos.

III – As inscrições poderão ser feitas em qualquer horário através do site www.fundep.ufmg.br ou no posto de atendimento da Fundep – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário de 8h as 17h, no seguinte endereço: Av. Antônio Carlos 6627 – Praça de Serviços Loja 07 – Campus Pampulha – BH/MG. Os candidatos que optarem por fazer a inscrição através da internet deverão enviar pelo correio, via Sedex, os documentos listados no item IV postados com data até 07/02/2018 para o endereço: Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – Av. Antônio Carlos, 6627 – Unidade Administrativa II – 5º Andar – Sala 5030 – Campus UFMG – Caixa Postal 6990 – CEP 30.120-972 – Belo Horizonte/MG – Brasil.

IV – O candidato, para se inscrever na seleção ao Curso de Especialização, deverá apresentar os seguintes documentos à FUNDEP, dentro do prazo de inscrição:

  1. Formulário de inscrição online, preenchido no posto de atendimento ou no site da FUNDEP;
  2. Carta de Intenções, (formulário disponível no site do curso http://niteg.eci.ufmg.br e no site da FUNDEP);
  3. 01 (uma) fotografia 3×4 cm;
  4. cópia do diploma de graduação (frente e verso), ou documento equivalente, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido, ou documento equivalente que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação até o término do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação;
  5. cópias de: Documento de Identidade com validade nacional, CPF, Título de Eleitor, certidão de nascimento ou casamento e Documento Militar (no caso de candidato do sexo masculino)
  6. Comprovante de residência atualizado.
  7. Certidão de quitação eleitoral a ser obtida em http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral (não serão aceitos comprovantes individuais de votação) e prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro; no caso de candidato estrangeiro, a documentação exigida pela legislação específica e comprovação do domínio instrumental da língua portuguesa;
  8. Cópia do histórico escolar de graduação;
  9. curriculum vitae;

V – Só serão deferidos os pedidos de inscrição que atendam as exigências deste edital, cuja documentação esteja completa.

VI – A seleção ocorrerá nos dias 20 e 21/02/2018, no horário de 8h30 às 12h30 e de 13h30 às 18h30, na sala 2019 da Escola de Ciência da Informação da UFMG – Campus Pampulha, Av. Antônio Carlos 6627 – BH/MG e constará de:

  • Análise do curriculum vitae: serão avaliadas as experiências profissionais, acadêmicas, cursos de formação complementar e outras atividades em áreas afins (6 pontos);
  • Análise do histórico escolar: será avaliado o rendimento geral (4 pontos);
  • Entrevista: serão avaliados a adequação das expectativas do candidato ao perfil do curso (3 pontos); a comunicação, tendo em vista a clareza das idéias e objetividade (4 pontos); a disponibilidade e o interesse (3 pontos).

A banca de seleção será composta por 02 (dois) professores membros do colegiado do Curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação  da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

O dia e horário da entrevista serão agendados para cada candidato pela Secretaria do curso, situada à sala 2019 da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

VII – Os candidatos serão classificados por ordem decrescente das médias apuradas, dentro do limite de vagas. Havendo empate, terá preferência o candidato que obtiver maior nota na avaliação do curriculum vitae; persistindo o empate, o candidato que obtiver maior nota no histórico.

VIII – O resultado da seleção, da nota final e das notas atribuídas a cada etapa, será divulgado no dia 22/02/2018, na Secretaria do curso e também nos sites www.niteg.eci.ufmg.br e www.fundep.br. Os Candidatos terão o prazo de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data da divulgação do resultado, nos termos do Regimento Geral da Universidade e da Resolução nº 13/2010, de 11 de novembro de 2010, do Conselho Universitário da UFMG, para terem acesso às suas respectivas provas, bem como para impetração de recurso.

IX – O candidato aprovado no processo seletivo de que trata este edital deverá efetuar, exclusivamente pela internet, no período de 26 e 27/02/2018 o seu cadastro prévio, mediante o preenchimento de formulário disponível no site https://sistemas.ufmg.br/cadastroprevio. O DRCA tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o recebimento da documentação completa dos candidatos selecionados, na forma exigida (cópias legíveis e sem rasuras) e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio pelo candidato classificado. A documentação completa dos selecionados será enviada ao DRCA pela Secretaria do curso até 28/02/2018. O candidato que apresentou, no período de inscrição, documento comprobatório de estar em condições de concluir o curso de graduação antes do período para registro acadêmico no curso de pós-graduação, deverá entregar na Secretaria do Programa, até 27/02/2018, documento que comprove a conclusão do curso de graduação (cópia do diploma de graduação, expedido por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido ou declaração de conclusão de curso em que conste a data da colação do grau). Não serão aceitas declarações com previsão de conclusão ou de colação. Candidatos estrangeiros deverão apresentar à Secretaria do Curso, até o dia 09/02/2018, o RNE, ou passaporte com Visto Permanente ou Visto Temporário de estudante válido e documento que comprove filiação. É vedado o registro acadêmico simultâneo em mais de um curso de graduação, de pós-graduação ou em ambos os níveis, conforme o disposto no art. 39 § 2º, do Regimento Geral da UFMG, “cada aluno terá direito a um único registro acadêmico, correspondente a uma só vaga no curso em que foi admitido na UFMG”. Perderá automaticamente o direito à vaga e será considerado formalmente desistente o candidato classificado que não efetuar o Cadastro Prévio na data fixada para a realização desse procedimento ou que não apresentar qualquer dos documentos solicitados neste Edital. O preenchimento de vaga(s) decorrente(s) destas situações será feito mediante convocação de outros candidatos aprovados, observada, rigorosamente, a ordem de classificação segundo a ordem decrescente de pontos obtidos no concurso, até a data limite para envio da documentação ao DRCA. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada no Sistema Acadêmico da Pós-Graduação, de acordo com orientação da Secretaria do Curso.

X – O curso terá o início em 12/03/2018 às 19 horas, na sala 2020 da Escola de Ciência da Informação da UFMG.

XI – Serão reservadas bolsas para candidatos aprovados no processo seletivo totalizando os 10% (dez por cento) das vagas, conforme o artigo 1º. da Resolução 07/2004 do Conselho Universitário de 2 de setembro de 2004. O número de bolsas concedidas será dividido entre o segmento servidor e o segmento público externo. Vagas não preenchidas por um segmento serão oferecidas ao outro. No caso de vaga única ou em número ímpar, será priorizado o segmento servidor UFMG. A indicação das bolsas para os servidores da UFMG será feita pela PRORH  em caso de o número de servidores aprovados seja maior do que o número de bolsas e, excepcionalmente, poderão ser oferecidas bolsas parciais aos candidatos aprovados. O candidato externo selecionado para o curso poderá habilitar-se à participação com bolsa, desde que seja caracterizado carente pela FUMP (www.fump.ufmg.br); Os candidatos deverão apresentar solicitação de bolsa, em requerimento dirigido à Coordenação do Curso, explicitando justificativa e relevância para sua formação. O candidato externo aprovado, que for solicitar análise sócio econômica, deverá entregar na FUMP a documentação comprobatória para análise até o dia 27/02/2018.

XII – Informações complementares poderão ser obtidas através dos telefones 3409-4220 (FUNDEP) ou 3409-5229 (Secretaria do Curso).

Belo Horizonte, 07 de novembro 2017.

 Profa. Dra. Terezinha de Fátima Carvalho de Souza

Diretora da Escola de Ciência da Informação