Gestão Estratégica da Informação

As atividades de uma empresa, independentemente de seu porte, dependem fundamentalmente da obtenção e uso de informação referente a negócios, bem como a de natureza técnica. Informação é elemento essencial no processo decisório e na formulação de estratégias de qualquer organização..

As empresas brasileiras, principalmente as de médio e pequeno portes, são muito carentes de instrumentos de gestão da informação que as possibilitem aumentar sua produtividade e sua capacidade de concorrer em ambientes cada vez mais competitivos. Há poucos anos, o problema maior era a falta de informação. Havia, em geral, grande carência de informação para negócios no Brasil. Setores não se mobilizavam por disseminar documentos que facilitassem a concretização de negócios.

Hoje, com as redes e a Internet, este quadro se alterou sensivelmente. As empresas sofrem mais com a sobrecarga de informações do que com a escassez. O foco deve então ser colocado no aspecto gerencial do estoque informacional, tanto interno quanto externo. Assim, os serviços de informação existentes nas empresas precisam se aprimorar no sentido de atenderem às necessidades de informação, especialmente das pequenas e médias empresas.

Com o objetivo de contribuir para minimização desse quadro de dificuldades, o NITEG implantou em 1998 o curso de Especialização em Gestão Estratégica da Informação.

Coordenação: Prof. Dr. Claudio Paixão Anastácio de Paula (claudiopap@hotmail.com)

OBJETIVO

Capacitar profissionais para o gerenciamento estratégico de ferramentas, produtos e serviços de informação na definição de estratégias, identificação de mercados, tomadas de decisão, proporcionando conhecimentos nas áreas de Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento.

PROGRAMA

O curso está estruturado em 12 (doze) disciplinas, somando um total de 360 horas. As disciplinas são desenvolvidas mediante preleções, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e outros procedimentos didáticos.

Ao final das disciplinas, ou durante estas, os alunos são engajados no processo de construção de uma monografia e a apresentação desta monografia é um requisito parcial para a obtenção do certificado.

DURAÇÃO

O curso tem duração máxima de 03 semestres letivos, sendo que, a carga horária obrigatória de 360 horas é ministrada na forma presencial e tem duração de 02 semestres letivos. O terceiro semestre é destinado ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.

LOCAL

Escola de Ciência da Informação da UFMG – Campus da Pampulha – Tel: (31) 3409-5229

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

Curso de graduação em qualquer área de conhecimento.

CERTIFICADO

Expedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, com a titulação de “Especialista em Gestão Estratégica da Informação”