- Introdução à Gestão da Informação e do Conhecimento
Ementa: Visão geral das relações entre Informação e Conhecimento; mapeamento e reconhecimento de fluxos formais e informais de informação e de conhecimento; demandas e necessidades de informação; solicitação de informação e compartilhamento de informações e de conhecimento; comportamento informacional, tecnologias e comunicação; prospecção e monitoramento de informações; coleta, seleção e filtragem de informações; noções gerais de tratamento, análise, organização e armazenagem da informação; sistemas coorporativos de compartilhamento e uso da informação e do conhecimento; normas e padrões de sistematização da informação; identificação de demandas e necessidades de conhecimento; criação de mecanismos de captação do conhecimento; desenvolvimento de competências no trato da informação e do conhecimento.
- Gestão do Conhecimento e Inovação
Ementa: Gestão do conhecimento e sua ação para a melhoria do desempenho organizacional; estratégias para a criação e compartilhamento de conhecimento; formas de transferência do conhecimento; práticas de gestão do conhecimento; curva de valor; o processo da inovação nos níveis diferentes da análise: indivíduo, equipe, rede e organizacional; circunstâncias que influenciam o fracasso e o sucesso de processos da inovação suceder e falhar; postura de gestão e inovação coorporativa, ambiente, gestão da diversidade empreendedora e inovação; relações ambientais, eficiência operacional e inovação; formas de inovação; estratégias de inovação em produtos e serviços.
- Informações, Organizações e Subjetividade
Ementa: A informação e o fator humano; comportamento informacional e cultura da organização; identidade, subjetividade e interpretação da informação; psicodinâmica organizacional e processos de comunicação da informação; mitos, símbolos, representações sociais e sensemaking; afeto, emoção e produção de sentido; linguagem: símbolos e imagens; a influência de fatores inconscientes na interpretação e no compartilhamento de informações.
- Comportamento e Práticas Informacionais
Ementa: O comportamento organizacional e as diferentes categorias de indivíduos na organização; competências e práticas informacionais (busca, recuperação e uso responsável); a apropriação da informação em distintas comunidades de usuários; potencial individual, demanda organizacional e cooperação; a prática do caregiver; aprendizagem e comunicação; do comportamento informacional aos estudos de usos e usuários da informação.
- Informação, Inteligência Competitiva e Tomada de Decisão
Ementa: Informação e inteligência competitiva; Informação, cognição e tomada de decisão; o ambiente competitivo; incerteza, risco e tomada de decisão; modelos de tomada de decisão; modelos de implementação de inteligência competitiva; conversão de informações aleatórias em conhecimento estratégico; cognição situada; cognição compartilhada.
- Marketing e Informação
Ementa: Informação, trocas de valores e sobrevivência organizacional; informação para o marketing x marketing da informação; O conceito de marketing da informação; informação e satisfação dos públicos internos e externos da organização; Identificação de necessidades de usuários/clientes; informação e facilitação das trocas entre a organização de ambiente; análise, planejamento e implementação de atividades de marketing da informação; relacionamento e compartilhamento de informações; atividades de promoção da informação.
- Liderança, Motivação e Gestão do Conhecimento
Ementa: O(s) conceito (s) de motivação; teorias da motivação: teorias de conteúdo e teorias de processo; megateorias da motivação no trabalho; motivação e envolvimento nos processos organizacionais: performance, mobilização, comprometimento, envolvimento, habilitação psicológica do pessoal e experiência maximal, aplicações da psicologia da motivação na gestão da informação e do conhecimento; liderança e facilitação do sentido e da organização do trabalho; liderança e influência social: normalização, conformidade, obediência / autoridade e inovação; a prática da liderança e o papéis do gestor nas organizações de conhecimento.
- Metodologia de Trabalho Científico
Ementa: Metodologia para elaboração do projeto de conclusão de curso: encontrando o tema, definindo a pergunta, delineando objetivos, escolhendo metodologias (quantitativas, qualitativas ou mistas), desenhando instrumentos e avaliando resultados; estudos de usos e usuários da informação.
- Gestão de Pessoas e Conhecimento: teorias, técnicas e ferramentas
Ementa: Atividades relativas à gestão de pessoas e a gestão do conhecimento; gestão do conhecimento x gestão do (des) conhecimento; desafios para a gestão de pessoas e para a gestão do conhecimento; teorias, técnicas e ferramentas de gestão de pessoas aplicadas às organizações do conhecimento: no nível do recrutamento, no nível da seleção, no nível do treinamento e do desenvolvimento e no nível do avaliador; comunicação, qualidade e gestão do conhecimento.
- Diagnósticos de Maturidade em Gestão da Informação e do Conhecimento
Ementa: Tipos de conhecimento, conversão do conhecimento, ciclo da aprendizagem organizacional. Abordagens e ferramentas diagnósticas das etapas da gestão do conhecimento: estruturação, aquisição, disseminação, compartilhamento e codificação do conhecimento / construção de memória. Determinação de indicadores e práticas de aquisição, registro e disseminação do conhecimento. Construção de um modelo de avaliação de maturidade em gestão do conhecimento com foco no elemento humano; mudança de comportamento; ambientes que favorecem o aprendizado e novas ideias; melhoria contínua x barreiras na comunicação; trabalho em equipe; liderança; incorporação de novas tecnologias da informação e da comunicação; reorganização dos espaços de conhecimento visando interação e integração; formação continuada e redes de conhecimentos.
- Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento
Ementa: Princípios dos sistemas de informação. Tipologia dos sistemas de informação. Portais de informação e conhecimento. Integração sistemas e tecnologia. Gestão estratégica de sistemas de informação. Tecnologia da informação aplicada à gestão do conhecimento.
- Políticas e Ferramentas de Segurança da Informação
Ementa: Princípios em segurança da informação: Proteção da Informação; Papéis e Responsabilidades; Ameaças Comuns; Gerenciamento de Risco; Classificação da Informação; Políticas e Procedimentos. Leis, normas e padrões de segurança da informação. Auditoria de sistemas. Autenticação e controle de acesso. Aspectos tecnológicos da segurança da informação. Boas práticas em segurança da informação.