Um dos desafios mais prementes na gestão da informação e do conhecimento nas organizações contemporâneas é o estabelecimento de estratégias para o gerenciamento de competências e do comportamento informacional em uma sociedade transformada pelo chamado “culto à urgência”, fenômeno que pode ser descrito como o aumento das demandas por reações rápidas na sociedade do início do século XXI. Essa transformação tem deslocado o fulcro das ações em gestão do conhecimento do campo dos sistemas de informações para o terreno da interação dos seres humanos entre si e com esses sistemas. Nesse sentido, pode-se dizer que existem poucas possibilidades de formação acadêmica e profissional que articulem competências para a gestão da interação entre as pessoas e dessas com os sistemas de informação com os fundamentos e metodologias da gestão da informação e do conhecimento, bem como com sua real adoção na prática organizacional.
Nesse contexto informacional desafiador onde a situação tradicional em que um indivíduo era considerado importante porque mantinha um ritmo coerente de desempenho por um período relativamente longo de tempo foi substituído por outro onde a excelência é medida pela sua performance em um determinado instante, surgiu uma concepção ilusória de excelência onde sempre é possível fazer o melhor em pouco tempo. Essa diminuição da margem de manobra conduz a uma situação onde as decisões são determinadas por uma interferência muito maior da afetividade (em relação à racionalidade) do que, tradicionalmente, se consideraria natural. A busca por informações em organizações e, especialmente, os modos como os seus membros se envolvem na utilização e no compartilhamento dessas informações são influenciadas diretamente por esse contexto. Torna-se fundamental capacitar profissionais que possuam uma visão aprofundada das teorias e ferramentas de gestão da informação e do conhecimento, mas que, simultaneamente, desenvolva a sensibilidade para operar com as relações humanas e toda a problemática organizacional delas decorrente.
Buscando preencher essa lacuna, a Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial (NITEG), propõe o Curso de Especialização em GESTÃO DE INFORMAÇÃO E PESSOAS.
Coordenação: Professor Claudio Paixão (claudiopap@hotmail.com)
Objetivo
Oferecer subsídios para a capacitação de profissionais engajados em atividades que envolvam a relação entre pessoas e informações em ambientes corporativos.
Programa
O curso está estruturado em 12 (doze) disciplinas, somando um total de 360 horas. As disciplinas são desenvolvidas mediante preleções, seminários, discussões em grupo, trabalhos práticos e outros procedimentos didáticos.
Ao final das disciplinas, ou durante estas, os alunos são engajados no processo de construção de uma monografia e a apresentação desta monografia é um requisito parcial para a obtenção do certificado. O manual de normalização para a monografia pode ser consultado no site http://normalizacao.eci.ufmg.br/
Duração
O curso tem duração máxima de 03 semestres letivos, sendo que, a carga horária obrigatória de 360 horas é ministrada na forma presencial e tem duração de 02 semestres letivos. O terceiro semestre é destinado ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
Local
Escola de Ciência da Informação da UFMG – Campus da Pampulha – Tel: (31) 3409-5229
Condições de Inscrição
Curso de graduação em qualquer área de conhecimento.
Certificado
Expedido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, com a titulação de “Especialista em Gestão de Informação e Pessoas”